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Saltos ⭕️ & Sapatilhas

| Women’s Health Lifestyle Blog| Um blog cheio de modernices, feminices e pedacinhos de neura com ciência.

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Saltos ⭕️ & Sapatilhas

12
Jun19

Em menstruação, alonguemos-te psoas

MartaGomes Saúde da Mulher

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Mantendo a temática dos ciclos menstruais, o que fazer neste período denominado terrível para muitas mulheres? 

A menstruação é vista como um tormento para muitas mulheres. Para muitas, uma pílula ou o mais recente lançamento, mirena, são das melhores coisas que inventaram porque menstruação nem existe. Adoram não ter que se preocupar que efetivamente são mulheres, que funcionam por fases e tentam ao máximo ficar semelhantes ao sexo masculino podendo sempre dar o máximo a toda a hora e momento. Dizem elas que assim não têm variações de humor, que nunca choram e que são capazes de controlar o mundo. Será mesmo assim? Aquilo que vejo diariamente é que mulheres neste registo apresentam sempre uma comumente denominada de lombalgia. Na prática identifico, geralmente, um desequilíbrio L5-S1. Ora, tais vértebras estão inteiramente relacionadas com a sexualidade, intimidade... posto isto, andará a mulher a negar-se a si própria?

A menstruação deve ser aceite e vista de bom grado. É a oportunidade que temos de fazer um reset na nossa vida todos os meses. Somos, na verdade, umas felizardas por pudermos mensalmente desapegar do que não faz sentido e iniciar novo ciclo, novos projectos, mudanças, tudo o que quisermos, todos os meses. Mas... o desapego nunca foi fácil para o ser humano que constantemente resiste e quer sempre manter tudo na sua vida, mesmo quando tudo lhe indica que já não faz qualquer sentido. Então, as dores menstruais, a barriga dura e distendida nesta fase, a tensão muscular, surge. Principalmente do músculo psoas que é um músculo muito importante para a estabilidade pélvica. E, se temos uma desequilíbrio de L5-S1 ele está sempre afectado. Para além da componente mecânica, o psoas é considerado o músculo da alma. É o nosso estabilizador postural e emocional. Tensões e encurtamentos alteram o nosso centro de gravidade, ou seja, o nosso equilíbrio. Para além disso, tem ligações com o diafragma influenciando a respiração e como tal a circulação. Se está constantemente tenso envia sinais de alerta levando a toda uma alteração hormonal com desequilíbrio do cortisol entrando o nosso corpo no sistema de sobrevivência, luta ou fuga. 

Um psoas flexível é fundamental, segundo a medicina chinesa, para que toda a energia flua do quadrante superior para o quadrante inferior e vice-versa, ou seja, para que toda a energia flua harmoniosamente pelo corpo. 

A menstruação é uma fase do ciclo menstrual que pede trabalho de flexibilidade. É necessário reduzir todas as tensões que a mulher acumula ao longo do ciclo e que a permita ceder, deixar ir, largar, para que mais e melhor possa vir. O útero está em contração. Não faz sentido trabalhar no sentido de mais recrutamento muscular, de mais tensão, contenção. Precisamos exatamente do inverso. E, após este período que deve incitar o relaxamento, voltar-se-á à força. 

Em menstruação, trabalhar aberturas pélvicas, relaxamento e permissão do movimento. Trabalhar em força será uma luta contra o que o corpo está a precisar, está a pedir. 

E agradecer por ser mulher. 🙏

 

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